Segurança da informação para CEOs

Segurança digital para CEOs: entenda os benefícios para o negócio

Post disponível em / disponible en / available in: Português Español

Tempo de leitura: 6 minutos

A segurança digital é um dos assuntos que estão em voga no setor de tecnologia, afinal, cada vez estamos mais conectados através de aplicativos e dispositivos geradores de dados, dos mais variados tipos, essenciais para o dia a dia de pessoas e empresas.

Em se tratando do ambiente corporativo, o uso da internet e a disseminação do conceito de IoT (Internet das coisas), contribui para a criação de um universo cada vez mais desafiador, sob a perspectiva de segurança digital. A quantidade de informações e dispositivos geradores de dados nas organizações deve ser amplamente compreendida por analistas e CEOs das empresas.

A falta de conhecimento sobre os dados e informações corporativas é um desafio a ser superado, principalmente, em se tratando de CEOs e decisores nas organizações. Esta preocupação é endossada atualmente pela Lei Geral de Proteção de Dados, que entrará em vigor em agosto de 2020. A LGPD traz orientações para a captura e guarda de dados pessoais, sendo também uma motivadora para manutenção da segurança digital nas empresas.

Este blog post abordará itens associados a importância da segurança digital em ambientes corporativos, assim como os benefícios desta para os negócios, utilizando um contexto acessível a CEOs de empresas de variados portes e segmentos. Continue lendo!

Por que os CEOs precisam se importar com a segurança digital?

Se nós estamos cada vez mais dependentes das tecnologias que fazem parte da nossa vida, é natural que CEOs voltem suas atenções para a cybersegurança, afinal, isso não garante apenas proteção contra roubo de informações e outros ataques virtuais. A segurança digital garante economia de recursos, mais produtividade em ambiente de trabalho, menos esforço e tempo gasto com gerenciamento de crises e, consequentemente, redução dos custos.

Diversos CEOs ao redor do mundo já estão cientes de que em um cenário onde as empresas estão cada vez mais conectadas e dependentes das informações as falhas de segurança podem ser catastróficas. Um relatório da Bsqueare, inclusive, apontou que 86% das indústrias já estão implantando em suas operações sistemas, dispositivos e demais soluções baseadas na Internet das Coisas, como aplicações relacionadas ao controle de máquinas, controle de estoque, monitoramento de consumo de energia, controle de movimento, posição e velocidade de equipamentos, acompanhamento de informações de entrada e saída, segurança do trabalho e melhorias em cybersegurança.

Outra pesquisa, essa realizada pela IDC, apontou que mais de 58% dos CEOs brasileiros definiram a segurança digital como uma das principais estratégias para o ano de 2018. Porém, sabemos que apesar de considerar importante, na prática as medidas de segurança digital adotadas são muitas vezes insuficientes.

Quais os benefícios diretos da segurança digital para o seu negócio?

Talvez o que faça os CEOs acreditarem ser uma estratégia importante, mas não conseguirem implementar ações eficazes, seja justamente a incapacidade de enxergar os benefícios diretos que ações de segurança digital podem trazer para a organização.

É importante também que os CEOs entendam que não precisam saber tudo sobre tecnologia da informação, mas, sim, que entendam tudo sobre o seu negócio e consigam avaliar quais as melhores soluções e profissionais para auxiliar neste processo.

A seguir, elencamos também alguns benefícios imediatos que a implantação de ações eficazes de segurança digital podem trazer para os negócios.

Segurança digital gera mais produtividade

Em um post anterior apresentamos dados sobre perfil de uso da internet nas empresas brasileiras. Um deles revelava que 80% dos entrevistados gastavam até 3 horas por dia acessando conteúdos não relacionados ao trabalho na internet. Tal evento gera prejuízos altamente representativos para as empresas e o problema cresce de acordo com o porte e cultura da organização.

Aplicar controles sobre o uso de internet não é uma forma de cercear a liberdade, é uma forma de garantir a produtividade e proteger tanto a organização, quanto os próprios colaboradores, que podem ser vítimas de ataques, roubos de dados e diversos outros problemas ligados à falta de segurança digital.

Segurança digital é essencial para evitar gastos e crises

Se até gigantes como Facebook, Google e Nasa são vítimas de ataques, o que garante que sua empresa está imune?

Uma pesquisa divulgada pela Forbes revelou que o custo das violações de dados crescerá para US$ 2,1 trilhões em todo o mundo até 2019, aumentando para quase quatro vezes o custo estimado de violações em 2015.

A internet está infestada de vírus, alguns deles conhecidos como Ransomwares podem vir através de arquivos baixados de formas não seguras, sites suspeitos e até mesmo por e-mail. Este malware faz o sequestro de dados e, em troca, exige um pagamento para a liberação dos arquivos roubados. Ainda que não seja aconselhável pagar, pois não há garantia de que os crackers cumpram sua parte no “acordo”, de certa forma a empresa passará por um grande problema ao tentar recuperar os arquivos, salvar dados, sem falar no tempo perdido e no esforço despendido para resolver esta situação. E esta situação pode ser agravada se o ataque tenha foco na exposição dos dados da empresa, o que acarretaria em intercorrências previstas na LGPD.

Identificar e prevenir ataques pode ser o diferencial que garantirá que seu negócio não desmorone da noite para o dia!

Segurança digital pode ser um diferencial competitivo

Se medidas de cybersegurança podem garantir mais lucro e mais produtividade, consequentemente se tornam um diferencial competitivo para o seu negócio.

Se seu produto ou serviço envolve alguma solução digital, a segurança pode servir como argumento de venda e gerar credibilidade junto ao seu cliente.

É importante lembrar também que com a nova Lei Geral de Proteção de Dados, aquelas empresas que se enquadrarem e garantirem total segurança das informações que circulam em suas redes, sem dúvidas terão vantagens em relação a seus concorrentes.

Como implantar medidas eficazes de segurança digital em seu negócio?

Conforme citamos anteriormente, uma das principais funções do CEO é entender os ganhos obtidos com a implementação de soluções de segurança digital e incentivar que os times de analistas busquem por alternativas no mercado para suprir tais demandas.

Caso a empresa não conte com profissionais dentro do time para tratar destas demandas é importante que os CEOs busquem auxílio junto a empresas especializadas em segurança digital para definição dos primeiros passos em busca de uma estrutura mais, disponível, produtiva e segura.

Projetos com foco em segurança digital possuem um período curto de retorno sobre o investimento, sendo uma excelente opção para empresas de variados portes e segmentos.

ostec
ostec@ostec.com.br
No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.