Certificações de segurança 3min de Leitura - 10 de novembro de 2021

Proteja-se contra fraudes e golpes na Black Friday

dedo pressionando botão black friday

This post is also available in: Português

No mês de novembro, acontece a famosa Black Friday, data em que as empresas oferecem grandes descontos. Esta data está se aproximando, e os consumidores precisam se atentar aos golpes que costumam ser aplicados neste período, pois os cibercriminosos já estão atentos e preparados.

Golpes por SMS, sites de lojas falsas se passando por varejistas renomados, golpes de phishing e engenharia social para obtenção de dados, todos são exemplos de crimes com maior incidência durante a época de Black Friday e também de Natal. A ocorrência deles podem realmente assustar, mas existem formas de prevenção, para evitar que pessoas se tornem vítimas de possíveis golpes.

Confira abaixo algumas dicas para aproveitar as ofertas de fim de ano com segurança, evitando golpes.

Compre apenas em sites confiáveis e conhecidos

Na hora de realizar uma compra, verifique se o site é confiável e legítimo. Os cibercriminosos podem criar um site muito parecido com o legítimo, com o mesmo visual, mas ele vai apresentar uma pequena alteração no endereço, o que indica uma tentativa de fraude.

Procure também dar preferência a sites conhecidos, sempre confirmando se o endereço está correto. Verifique a reputação de sites e lojas não conhecidas, lendo comentários de clientes que já utilizaram as plataformas.

Uma das maneiras de averiguar se o site é confiável e seguro é consultando o Reclame Aqui e avaliando o tempo de existência do e-commerce.

Além disso, desconfie de sites com design muito simples, antiquado e difícil de navegar.

Verifique se os sites possuem certificados digitais e selo de segurança

Os certificados digitais e os selos de segurança para sites apresentam duas funções principais:

  • proteger os dados do e-commerce e garantir transações mais seguras, monitorando possíveis ameaças e irregularidades;
  • transmitir mais credibilidade e confiança para os consumidores que visitam determinado site.

Para isso, cada um apresenta uma metodologia específica de quais critérios devem ser atendidos para conferir a certificação, indicada, na maioria das vezes, por uma imagem colocada no rodapé do site ou por mudanças na barra de endereço, no caso do SSL.

Enquanto alguns apenas garantem que o site é original e está associado a um número real de CNPJ, outros prestam serviços de monitoramento de fraudes e criptografia de dados. O ideal é fazer o uso de ambos os recursos.

Para saber se um site possui certificado digital, basta clicar no ícone correspondente no navegador de internet (cadeado ao lado do endereço), assim poderá obter mais detalhes sobre o certificado. Se houver algum problema aí — o prazo de validade do certificado venceu, por exemplo —, o navegador alertará o usuário e, dependendo da aplicação, impedirá transações até que tudo seja resolvido.

certificação banco
Exemplo de certificado digital. Imagem/Reprodução: InfoWester.

Você pode também consultar o a reputação de uma loja no E-bit.
e-bit
Opções presentes no E-bit.

Utilize cartões virtuais

Dê preferência ao cartão de crédito no pagamento, em especial os virtuais, já que os mesmos possuem a opção do estorno.

Suspeite sempre se o único pagamento disponível for através de Pix ou boleto.

Não utilize Wi-Fi público na hora da compra

Redes sem fio gratuitas, comuns em espaços públicos como shoppings, por exemplo, são boas para pesquisas, mas perigosas para transferências ou pagamentos, pois seus dados podem ser interceptados por cibercriminosos.

Verifique dados da empresa

Caso resolva pagar sua compra através de boleto, confira quem é a empresa beneficiária que aparece no momento do pagamento do boleto, no aplicativo ou site do banco.

Se o nome for diferente da marca ou empresa onde a compra foi feita, a transação não deve ser concluída.

Utilize o modo anônimo

Acesse os sites em modo anônimo, para que o navegador não registre localmente os dados referentes às atividades realizadas no seu computador ou celular. Isso significa que não ficarão registradas as informações sobre downloads, cookies, login e senha, além de dados preenchidos em formulários.

Desconfie de links e promoções

Não clique em links e imagens enviadas por e-mails ou mensagens, nem faça download de nenhum arquivo desconhecido. Desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores do que o valor real do produto, pois cibercriminosos se utilizam da empolgação dos consumidores em fazer um grandes negócios para coletar informações e aplicar golpes que geram prejuízos.

Além dessas dicas, lembre-se sempre de documentar todo o processo de compra fazendo capturas de tela, para ter provas da transação, caso seja necessário. Não salve os dados do seu cartão de crédito para compras futuras, pode ser perigoso. Não preencha formulários com dados pessoais para ter acesso às promoções da Black Friday. E por fim, atualize o antivírus e verifique se não há arquivos desconhecidos na sua máquina ou celular. No caso de smartphones, prefira os aplicativos de lojas oficiais.

This post is also available in: Português