Geral 2min de Leitura - 22 de dezembro de 2020

Por que o Google falhou na semana passada?

Notebook e celular com página do google

This post is also available in: Português

Empresa explica as causas dos problemas que levaram à interrupção do YouTube e Gmail no mundo todo.

A segunda-feira da semana passada começou de maneira inesperada para milhares de usuários do Gmail, a plataforma de email do Google. Eles “simplesmente” não conseguiam acessar suas caixas de entrada, e até mesmo o YouTube apresentou falhas. É algo raro para os dois serviços, e por isso chamou tanta atenção.

Os contratempos foram resolvidos em poucas horas, mas somente dias depois é que detalhes mais aprofundados foram divulgados. O Google diz que a interrupção do sistema de autenticação foi causada por um bug no sistema de gerenciamento automatizado de cotas, que afetou o serviço de ID de usuário do Google.

Foi uma falha mundial, e que impediu os usuários de fazer login em suas contas e autenticar-se em todos os serviços em nuvem. Moral da história: os usuários não conseguiam acessar o Gmail, YouTube, Google Drive, Google Maps, Google Agenda e vários outros serviços do Google, por quase uma hora, em 14 de dezembro.

Impactos e causas da interrupção do serviço

“A emissão de credenciais e as pesquisas de metadados da conta para todas as contas de usuário do Google falharam”, explicou o Google em um comunicado. Como resultado, não foi possível verificar se as solicitações do usuário foram autenticadas e atenderam a erros 5xx em praticamente todo o tráfego autenticado.

A causa da interrupção foi a capacidade reduzida do sistema central de gerenciamento de identidade do Google devido a um bug que afetava o sistema automatizado de gerenciamento de cotas. Isso levava a problemas de verificação de que as solicitações de usuários do Google eram autenticadas, resultando na exibição de erros em todas as tentativas de entrada.

Gmail fica indisponível por 7 horas

O Gmail foi afetado por uma segunda interrupção, em um total combinado de cerca de 7 horas depois que os problemas de autenticação foram resolvidos na segunda-feira – interrupção essa que afetou um subconjunto de usuários do Gmail que tiveram problemas de entrega de e-mail.

“A mensagem de erro indicou que o endereço de e-mail não existia e, como resultado, os e-mails afetados não chegaram a ser entregues”, disse o Google em outro relatório publicado dias depois. “Os remetentes afetados podem ter recebido um email devolvido gerado por um serviço SMTP intermediário”.

Em alguns casos, a mensagem de erro SMTP completa foi citada no e-mail devolvido. O comportamento dessas mensagens dependia dos clientes SMTP externos que se conectavam ao serviço SMTP do Google. A causa dessa segunda interrupção foi uma migração contínua para atualizar o sistema de configuração subjacente do serviço de entrada SMTP do Gmail.

Uma mudança na configuração durante essa migração mudou o comportamento de formatação de uma opção de serviço, de modo que forneceu incorretamente um nome de domínio inválido ao invés do nome de domínio ‘gmail.com’ pretendido para o serviço de entrada SMTP do Google. Assim, o serviço transformou incorretamente as pesquisas de determinados endereços de e-mail que terminam com “@gmail.com” em endereços de e-mail inexistentes.

“Quando o serviço de contas de usuário do Gmail verificou cada um desses endereços de e-mail inexistentes, o serviço não conseguiu detectar um usuário válido, resultando no código de erro SMTP 550″, concluiu o comunicado.

Fonte: Bleeping Computer

This post is also available in: Português