Educação Digital 4min de Leitura - 26 de agosto de 2021

Os golpes mais comuns do WhatsApp

golpes whatsapp

This post is also available in: Português Español

O WhatsApp pode ser utilizado por cibercriminosos de várias maneiras para aplicar golpes contra usuários do aplicativo. Alguns dos golpes incluem roubo de conta e criação de perfis falsos.

Além disso, os golpistas estão sempre adaptando seus golpes no WhatsApp para fazer novas vítimas. Eles se aproveitam de assuntos como a pandemia de coronavírus, por exemplo, para aplicar seus golpes. Golpes utilizando phishing, engenharia social e fake News crescem cada vez mais.

Neste artigo, separamos alguns dos golpes mais comuns que visam o WhastApp e como se proteger deles.

Continue a leitura e confira quais são esses golpes.

Conta falsa

Nos últimos tempos, os golpistas têm feito uso de contas falsas para obter vantagens de usuários do whatsapp. Com esse golpe, eles conseguem se passar pela vítima, entrando em contato com seus amigos e familiares para pedir dinheiro.

Como funciona?

O cibercriminoso cria uma nova conta de WhatsApp, com um número novo, e rouba os dados da vítima (nome, foto de perfil e até mesmo o status). Logo em seguida, ele entra em contato com os amigos e familiares da vítima alegando que trocou de número e pede dinheiro emprestado.

A desculpa, muitas vezes, é que o banco ou aplicativo não está funcionando, ou que atingiu o limite diário e precisa fazer um pagamento urgente.

mensagem golpe
Imagem/Reprodução: Mundo Conectado.

Como se proteger desse golpe?

Uma das dicas para se proteger deste tipo de golpe é ocultar sua foto de perfil, deixando-a visível apenas para seus contatos.

O WhatsApp sempre avisa quando um contato faz a troca de número, portanto, se alguém o procurar alegando que trocou de número, desconfie.

Entre em contato com o número original da pessoa em questão para verificar se ela realmente trocou de número. É recomendado que seja feita uma ligação, assim você poderá ter certeza de que realmente é a pessoa do outro lado da linha.

WhatsApp Clonado

Este é um tipo de golpe em que o cibercriminoso se passa por uma empresa ou site conhecido. O perfil ou número que os golpistas usam para entrar em contato com a vítima é, obviamente, falso. Porém, muitos não sabem e acabam caindo no golpe.

Como funciona?

O golpista entra em contato com o usuário por ligação ou mensagem de WhatsApp, para falar sobre um suposto erro, uma promoção ou algo que seja atrativo. Em seguida, ele solicita que a vítima envie um código enviado através de SMS para validar as solicitações. Esse código é o código de verificação do WhatsApp da vítima.

fraude whatsapp
Imagem/Reprodução: Tecnoblog.

Com esse código, o golpista consegue clonar o WhatsApp da vítima e passa a ter acesso à sua lista de contatos e grupos no app. Neste golpe, eles também inventam alguma história para pedir dinheiro aos amigos e familiares.

Como se proteger desse golpe?

É necessário estar bem atento para não ter seu WhatsApp clonado. Atente-se aos perfis e números que entram em contato com você. Verifique o SMS enviado com o tal código, pois a própria mensagem afirma que esse código não deve ser compartilhado com terceiros, portanto, leia atentamente o SMS recebido.

Notícias falsas e links maliciosos

Também chamadas de “fake News”, as notícias falsas são proibidas, pois podem ser utilizadas para fraudes.

O aplicativo leva esse tópico muito a sério e tem tomado diversas medidas para frear a divulgação e o compartilhamento das notícias falsas, como é o caso do limite de encaminhamento de mensagens muito compartilhadas para um contato por vez. Ele também inclui uma lupa à essas notícias, que é um recurso que pode ser utilizado para pesquisar o conteúdo da mensagem no Google e averiguar sua veracidade.

golpe
Imagem/Reprodução: Olhar Digital.

golpe
Imagem/Reprodução: Mundo do automóvel.

Já os golpes com links maliciosos ganharam destaque no ano passado, principalmente durante o período de isolamento que se deu por conta da pandemia.

Houve muitos golpes com o auxilio emergencial, a distribuição de máscara e álcool em gel, golpes com o saque do FGTS, links prometendo a liberação gratuita da Netflix, entre outros golpes.

Os ataques de phishing ganharam força e fizeram muitas vítimas no Brasil e no mundo.

Como se proteger desses golpes?

É recomendado sempre checar se as notícias são verdadeiras utilizando o Google ou até mesmo o bot FakeCheck.

Também recomenda-se instalar um antivírus no seu dispositivo, que pode identificar ameaças em tempo real, caso você venha a clicar em um link malicioso.

Denuncie links e notícias falsas na plataforma e sempre desconfie dos links encaminhados.

Spywares

Existe uma outra maneira de ter o WhatsApp clonado, e é através de spywares (aplicativos espiões).

Como funciona?

Esses aplicativos permitem que uma pessoa monitore as atividades da vítima no dispositivo em que está instalado. Ele pode vigiar remotamente, tendo acesso a dados pessoais, senhas e até mesmo o código de verificação do WhatsApp. Assim, ele pode clonar o aplicativo para aplicar golpes.

Os cibercriminosos costumam enviar o malware utilizando a técnica de phishing (como em links maliciosos citados no tópico anterior) e a vítima instala o spyware sem saber em seu dispositivo.

Como se proteger desse golpe?

É importante ter um antivírus capaz de identificar ameaças instaladas no dispositivo. No caso de celulares, a vítima ainda pode perceber anormalidades quando a bateria apresenta comportamento estranho (perde carga muito rapidamente), se houver superaquecimento ou pop-ups invasivos são apresentados.

Vale lembrar que quando se trata de golpes utilizando o WhatsApp, a vítima deve estar sempre atenta para não passar seu código de verificação e não clicar em links que podem comprometer seu dispositivo e seus dados confidenciais.

Caso venha a cair em um golpe, alerte seus amigos e familiares e denuncie.

This post is also available in: Português Español