Educação Digital 4min de Leitura - 02 de maio de 2022

O impacto causado pela distração digital na performance do seu time

homem distraido celular

This post is also available in: Português

Segundo o artigo escrito por Alex Shootman, CEO do Workfront, para a Harvard Business Review (12/2018), a distração na jornada organizacional pode ter efeitos nocivos que afetam as metas de performance, impactando a inovação.

Os inovadores, em sua grande maioria, não estão satisfeitos com as coisas, e por estarem insatisfeitos com sua realidade, buscam a inovação. Ou seja, os inovadores estão sempre com os olhos abertos olhando o aqui e o agora ao mesmo tempo que estão olhando para o futuro, buscando novos caminhos.

Porém, esse impulso para a inovação não alcança a maioria das pessoas, pelo menos não de uma maneira que instigue os colaboradores a agir.

Segundo o relatório State of Work do Workfront, 58% dos trabalhadores dizem que estão sobrecarregados com tarefas que não têm tempo para pensar além de sua lista de tarefas diárias. Ainda de acordo com o relatório, o colaborador gasta apenas 40% do seu tempo fazendo o trabalho para o qual foi contratado.

A pesquisa também mostra que 60% do tempo eles estão ocupados com as distrações, e alegam que não têm tempo para se concentrar em seu trabalho principal.

Por que isso acontece?

A tecnologia tem produzido excesso de comunicação, excesso de distrações e a urgência.

Segundo John Ratey (A User’s Guide to the Brain. Nova York: Pantheon Books 2001), a atenção é mais do que apenas perceber os estímulos recebidos. Envolve vários processos, incluindo filtrar percepções, equilibrar múltiplas percepções e atribuir significado emocional a essas percepções.

Existem duas formas principais de atenção: passiva e ativa.

A atenção passiva refere-se ao processo involuntário dirigido por eventos externos que se destacam de seu ambiente, como um flash brilhante, um odor forte ou um ruído alto repentino.

A atenção ativa é voluntária e guiada pelo estado de alerta, concentração, interesse e necessidades como curiosidade e fome. A atenção ativa envolve esforço.

As interrupções e as distrações afetam negativamente a performance e a inovação. As distrações podem levar às pessoas a cometerem mais erros também. E se a cabeça da pessoa estiver com vários assuntos simultâneos sendo trabalhados ao mesmo tempo, a chance de errar é ainda maior.

De acordo com uma pesquisa da Universidade da Califórnia, leva em média de 23 a 30 minutos para o cérebro voltar para a tarefa inicial quando sofre uma distração. Além da performance, isto implica em mais estresse, mais frustração, maior pressão e esforço.

Internet: a maior fonte de distração

O uso da internet em ambiente corporativo transformou o dia a dia de muitos negócios, colaborando para que empresas de variados portes e segmentos atinjam resultados diferenciados, em mercados cada vez mais competitivos e pulverizados.

Contudo o advento da internet também trouxe alguns desafios para as empresas. Um deles, está associado a alta dependência sobre a internet, com empresas possuindo 100% da operação dependente deste recurso.

Essa dependência fica mais latente, dia após dia, tendo em vista a constante migração de aplicações para plataformas totalmente web.

É importante levar em consideração os impactos gerados pelo mau uso da Internet em ambiente corporativo.

Uma pesquisa realizada pela OSTEC e NEOTRIAD possibilitou análise associadas ao uso da internet, como o tempo de permanência em sites, características dos acessos, e meios alternativos para fazer uso de aplicações não associadas as atividades laborais.

Estes acessos geram grande impacto sobre a produtividade dos colaboradores. Os resultados demonstram que 21% dos colaboradores fazem uso da internet para fins não associados ao trabalho com grande frequência, 61,4% com pouca frequência, e apenas 17,5% não fazem uso da internet para fins pessoais.

62,6% dos colaboradores afirmam fazer uso de meios alternativos para acessar conteúdos não relacionados ao trabalho, através de dispositivos pessoais, evitando acesso através da rede corporativa.

Dentre os conteúdos mais acessados, durante o horário de trabalho, destacaram-se canais de notícias (63%), comunicadores instantâneos (50%), redes sociais (46%) e YouTube (31%).

A pesquisa identificou um comportamento que inspira cuidado, uma vez que a falta de produtividade pode não ser o único problema gerado pelos acessos não associados às atividades laborais.

O acesso a sites indevidos pelos colaboradores, traz riscos para a empresa, como ransomwares, que podem trazer grandes prejuízos.

Diminua a distração aplicando controles sobre o uso da internet na empresa

Caso a empresa identifique que um dos gargalos da falta de produtividade está associado ao uso da internet, é importante entender que existem processos e recursos tecnológico que podem auxiliar no equilíbrio entre necessidades dos colaboradores e interesses das empresas.

O filtro de URLs é um recurso tecnológico, convencionalmente presente em soluções de firewall UTM, que possibilita gerenciar quais sites podem ser acessados durante o período laboral, dentro ou fora da empresa.

Uma boa estratégia para a implantação do filtro de URLs é iniciar sua aplicação com o objetivo de identificar o perfil de uso da internet, sem a aplicação de nenhum tipo de controle.

O mais importante, e fator crítico de sucesso, é buscar entender como os usuários, fazem uso da internet no seu dia a dia.

Medidas de controle sobre o uso da internet, podem ser aplicadas caso sejam identificados abusos. Estas devem ser avaliadas com critério, para evitar qualquer tipo de insatisfação ou impacto negativo para os colaboradores.

Cada empresa possui suas necessidades particulares de acesso à internet, e respeitar isso é fundamental para aumentar a produtividade e segurança em seu ambiente. É importante evitar radicalismos, entender aquilo que é primordial para o trabalho, mas também criar acessos em determinados horários para que as pessoas possam ler uma notícia, acessar uma rede social, estimulando o ócio criativo.

Existe um outro ponto muito relevante, mas também muito esquecido, que é a gestão sobre conteúdos nocivos ao ambiente da empresa. Considere conteúdos nocivos aqueles associados a discriminação de raça, cor, gênero, conteúdo pornográfico etc. Estes conteúdos devem ser banidos do ambiente corporativo e as ferramentas de filtro de URLs podem auxiliar os profissionais de tecnologia a superar este desafio.

O uso indevido da internet causa um desperdício silencioso, que leva muito tempo para ser diagnosticado e tratado, por isso a importância da implantação de soluções que possibilitem visibilidade e gestão sobre o recurso de internet.

O Tripé que envolve segurança, disponibilidade e produtividade é altamente relevante para operação das empresas, principalmente em momentos de elevada competitividade.

Caso sua empresa ainda tenha dúvidas associadas a resolução de problemas ocasionados pelo mau uso da internet em ambientes corporativos, agende uma conversa com nosso especialista.

Fonte.

This post is also available in: Português