Consideração de solução 2min de Leitura - 15 de janeiro de 2021

MDM: tudo que você precisa saber

Celular sobre notebook, ambos dispositivos gerenciados por MDM.

This post is also available in: Português Español

Você já ouviu falar em softwares para MDM? Sabe o que essa sigla significa?

Mobile Device Management (MDM), ou gerenciamento de dispositivos móveis, são softwares com o objetivo de tornar mais seguro o uso de dispositivos móveis, principalmente aqueles cuja finalidade é o uso corporativo.

Utilizando esse software, é possível gerenciar e monitorar todos os dispositivos móveis utilizados pelos colaboradores da empresa. Em alguns casos, o software de MDM pode ser conectado a outras ferramentas de segurança utilizadas para proteger os ativos tecnológicos e os dados do negócio.

As soluções de MDM normalmente concentram recursos focados em segurança e gestão, incluindo:

– Gerenciamento de políticas móveis;
– Gestão de inventário;
– Gerenciamento de segurança;
– Gerenciamento de serviços de telecomunicações;
– Gerenciamento e suporte de aplicativos móveis.

Vantagens de adotar o MDM

São muitos os benefícios associados ao uso de soluções MDM. Poder controlar o uso dos dispositivos e trazer mais segurança para os dados corporativos são alguns exemplos, contudo existem outras vantagens associadas ao uso desta tecnologia, tal como apresentado a seguir:

Controle de segurança de dados

O uso corporativo de smartphone é cada vez mais frequente nas empresas, pela praticidade na execução de algumas tarefas e agilidade gerada pelo fato de ter as informações na palma das mãos.

Os arquivos compartilhados em nuvem, por exemplo, podem ser acessados tanto pelo computador, como pelo celular. Por isso é necessário aderir novas formas de proteger os documentos e arquivos das ameaças digitais.

Com o MDM, é possível desenvolver políticas de compartilhamento de dados para viabilizar as ações e amenizar os riscos a cada compartilhamento.

Controle de acessos

É possível também controlar quais dados e aplicativos podem ser acessados pelos usuários e quais ações os usuários terão permissão para executar no dispositivo, como remover dados e aplicativos, instalar novos aplicativos etc.

A solução gera governança sobre as ações dos usuários, garantindo mais proteção para os dados da empresa.

Gerenciamento remoto

O gerenciamento remoto de dispositivos móveis costuma gerar ganho de produtividade para as empresas, principalmente em se tratando de negócios que fazem uso extensivo destes dispositivos em atividades operacionais. Como exemplo, geração de pedidos pela equipe de vendas externa, ou inspeção e verificação de estoque, dentre outras tantas aplicações.

Assim é possível ganhar tempo nas atividades de manutenção e suporte destes dispositivos, principalmente nos casos onde os mesmos encontram-se espalhados por unidades de negócios em locais distintos.

O que procurar em uma solução MDM?

A escolha de uma solução de MDM deve ser precedida por estudo que visa organizar os “problemas” a serem resolvidos. Em posse destas informações, inicie a busca pela ferramenta que contemple o maior número possível de recursos que auxiliarão você nesta tarefa.

Confira algumas características que podem fazer sentido em se tratando da gestão de dispositivos móveis :

– Possuir configuração e monitoramento remotos;
– Registro/relatório para fins de conformidade;
– Recursos de controle que possibilitem s implementação de políticas de segurança;
– Funcionalidade de backup/restauração de dados corporativos;
– Restringir acesso a dados e aplicativos específicos ;
– Desconexão ou desativação remota de aplicativos e dispositivos não autorizados;
– Alertas para usuários que tentam contornar restrições;
– Limpeza remota de dados/execução de senha, para evitar o acesso não autorizado ao telefone.

Sua empresa oferece dispositivos corporativos para seus usuários, como tablets e smartphones? Se a resposta for sim, é importante assegurar que o uso atende as expectativas e necessidades da empresa, pois pode apresentar um risco potencial.

Portanto, adotar uma solução MDM é recomendável para garantir a segurança da empresa. Entre em contato com nossos especialistas para tirar suas dúvidas e saber um pouco mais sobre nossas soluções de MDM.

This post is also available in: Português Español