Educação Digital 3min de Leitura - 08 de novembro de 2021

Mantenha seus dispositivos IoT seguros

smart home

This post is also available in: Português

Em um passado, não muito distante, a maior parte dos dispositivos eletrônicos domésticos eram itens desprovidos de conectividade e inteligência. Televisões, geladeiras, câmeras de monitoramento, entre outros, eram dispositivos isolados, sem nenhum tipo de conexão com à internet.

Atualmente, com a ascensão da internet das coisas (IoT), esta realidade mudou drasticamente. A grande maioria dos dispositivos doméstico, passou a contar com tecnologia que os torna “inteligentes” e gerenciáveis através da internet.

Smart TVs, geladeiras, brinquedos, câmeras IP, speakers (caixas de som inteligentes), lâmpadas, fechaduras digitais, e outros tipos de dispositivos inteligentes tornam a vida em casa conveniente, contudo, o uso destes dispositivos aumenta a superfície de ataque, podendo expor pessoas a riscos.

Alguns desses perigos incluem roubo e invasão de privacidade, principalmente quando os cibercriminosos fazem uso de dispositivos IoT para acessar uma rede e se infiltrar em outros dispositivos, como laptops e smartphones. Esses dispositivos inseguros também podem ser explorados para ameaçar a segurança física das pessoas, como no caso de fechaduras digitais, que podem permitir a entrada de intrusos na casa, ou de outros dispositivos que podem gerar algum dano se operados indevidamente por usuários mal intencionados.

Por conta desses riscos, separamos algumas dicas para ajudar a manter os dispositivos IoT domésticos (que servem também para empresas) mais seguros.

O que é IoT?

IoT é o termo referente a Internet of Things, ou Internet das Coisas. A tecnologia que possibilita dispositivos se conectarem, armazenarem e executarem funções dos mais diversos tipos.

A ideia de IoT é tornar as coisas mais inteligentes e conectadas. Especialistas dizem que se é possível ligar e desligar algo, então, ele pode ser conectado e fazer parte do universo IoT.

O significado de IoT, portanto, é o conjunto de dispositivos, que não são naturalmente digitais, mas podem coletar informações, enviar, agir em relação a elas, ou todas essas ações.

Exemplos de dispositivos que já contam com a tecnologia IoT: geladeiras, impressoras, lâmpadas, ar-condicionados, smart TVs, aspiradores, câmeras, fechaduras, entre outros.

Como deixar seus dispositivos IoT seguros

Cibercriminosos podem tirar vantagens de dispositivos inteligentes na sua casa que não estejam seguros, e usar eles para roubo, invasão de privacidade e outros propósitos ilícitos.

Confira algumas dicas para manter esses dispositivos seguros.

Mudar as configurações padrão

A maioria dos novos dispositivos vem com nomes e senhas padrões. Modifique as definições padrões para que eles não sejam facilmente burlados por cibercriminosos.

Gerencie senhas

Use senhas fortes e sempre que possível, gere as mesmas através de ferramentas que garantem padrões elevados de segurança.

Use Autenticação 2F

Caso o dispositivo proporcione o recurso de autenticação de dois fatores, habilite o mesmo.

Controle de acesso

Limite o número de pessoas que possam ter acesso aos controles de administrador dos seus dispositivos, e evite compartilhar desnecessariamente detalhes de suas contas.

Update de Software

Mantenha as atualizações de Software e Firmware dos seus dispositivos sempre nas versões mais recentes, então as vulnerabilidades que te põem em risco provavelmente estarão corrigidas.

Cheque os aplicativos dos dispositivos inteligentes

A maioria dos dispositivos inteligentes caseiros são acessíveis via aplicações móveis, garanta que esses aplicativos usem apenas as permissões de acesso necessárias no seu celular.

Mantenha seus roteadores seguros

Como dispositivos caseiros dependem de conexão com Wi-Fi, proteger roteadores é metade da batalha protegendo os dispositivos IoT caseiros. Em adição as dicas anteriores, separamos mais algumas para proteger seus roteadores.

Usuários que podem não estar familiarizados a estes métodos podem facilmente pedir assistência para seus fornecedores de serviços de internet.

Monitore dispositivos conectados

Remova dispositivos antigos e/ou não usados da sua rede, isso aumenta a chance de pontos de entrada para invasores.

Configure diferentes redes

Use uma rede para dispositivos pessoais, outra para dispositivos inteligentes e outra para visitante. Isso ajuda a manter os dados pessoais isolados.

Habilite configurações de segurança

Essas incluem Wi-Fi protected Access 2 (WPA2) e firewalls, que ajudam a manter a rede segura.

Desabilite funcionalidades desnecessárias

Desligue funcionalidades como Wi-Fi Protected Setup (WPS) e o Universal Plug and Play (UPnP), que podem expor a rede

Proteja auto falantes e assistentes virtuais inteligentes

Como eles são frequentemente usados para controlar dispositivos caseiros, garantir a segurança destes dispositivos pode se convertes em proteger as tecnologias conectadas a eles. Confira algumas dicas de como protege-los.

Limite o compartilhamento de dados

Evite mencionar dados sensíveis em voz alta quando os dispositivos estiverem ligados.

Cheque os dispositivos conectados

Tome nota dos dispositivos que estão conectados ao auto falante ou assistente virtual inteligente, e os disconecte quando não estiverem sendo usados.

Reveja gravações

Delete gravações com dados e informações pessoais ou comando desnecessários (como comandos de compra indesejados).

Controle as funcionalidades relativas à voz

Habilite o reconhecimento de voz para ajudar a controlar quem pode dar comandos para os auto falantes ou assistentes virtuais utilizados na casa, e corte o microfone quando não estiver em uso.

Seguindo essas dicas, seus dispositivos IoT, roteadores e assistentes virtuais estarão mais seguros, o que irá garantir a sua segurança, evitar prejuízos e dores de cabeça.

Fonte: Trend Micro.

This post is also available in: Português