Aprendizado e descoberta 4min de Leitura - 04 de fevereiro de 2022

Cofre de senhas corporativo

cofre de senhas

This post is also available in: Português Español

De uma maneira resumida, um cofre de senhas corporativas permite que os gestores administrem, protejam, alternem e controlem o acesso a senhas de contas privilegiadas, eliminando o acesso direto aos sistemas raiz.

É algo que se insere em um contexto no qual os maiores riscos para a segurança de infraestrutura de TI vêm do compartilhamento ou uso indevido de contas de usuários privilegiados. A segurança dessas senhas é fundamental para preservar o controle sobre sua rede e seus dados.

No entanto, gerenciar esses passwords com segurança, mesmo para um pequeno número de usuários privilegiados, consome muitos recursos. Em pouco tempo, torna-se impraticável conforme a empresa cresce. É aí então que entra a necessidade de aplicação de um cofre de senhas.

Principais recursos do cofre de senhas corporativo

  • Gerenciamento automatizado e reciclagem de senhas;
  • Controle total e rastreamento de credenciais;
  • Eliminação do acesso direto a todos os sistemas;
  • Implantação rápida e simples sem interrupção do acesso existente;
  • Suporte onipresente a sistemas e aplicativos, incluindo SaaS e aplicativos de negócios, servidores virtuais e físicos, bancos de dados, dispositivos de rede e dispositivos de segurança.
  • Certificação de autoridades como ANSSI e FSTEK. Essas certificações são concedidas apenas a soluções que passam por testes de vulnerabilidade específicos, cujos módulos criptográficos estão em conformidade com as estruturas de certificação, que fornecem um nível essencial de confiança na segurança do cofre.
  • Integração com uma solução completa de gerenciamento de acesso privilegiado (PAM), para fornecer máxima flexibilidade e utilidade com gerenciamento de acesso para uso fácil e gerenciamento de sessão, para auditoria e gestão em tempo real de ações privilegiadas.
  • Fácil integração com sistemas SIEM.

Benefícios do cofre de senhas

O abuso de contas privilegiadas é uma das táticas mais usadas pelos crackers, estando presente em cerca de dois terços das grandes violações de dados do ano passado.

A principal vulnerabilidade que leva a isso são as senhas compartilhadas e inseguras. Contudo, um cofre de senhas empresarial reduz esse risco de forma rápida e eficiente.

Além disso, essa solução aumenta a produtividade administrativa, pois simplifica e agiliza a gestão dos acessos, incluindo atribuição, monitoramento, revogação, rotação e auditoria de senhas corporativas.

Como funciona o cofre de senhas

Em geral, a equipe de TI é responsável pelo gerenciamento, compartilhamento e acompanhamento das informações e senhas de uma empresa. Porém, cada funcionário solicita o acesso que será analisado dentro das regras e especificações pré-estabelecidas. Dessa forma, é possível liberar ou limitar cada um dos pedidos. Todo acesso que for liberado será monitorado, sendo que os administradores terão uma visão completa de onde, quando e para quem determinada senha foi criada.

O cofre de senhas otimiza diversos processos do tipo, aumentando a segurança das informações. Alguns deles podem gerenciar todas as atividades realizadas, como os horários de acesso, o equipamento que foi usado e as interações com o sistema. Tudo isso de acordo com níveis de confidencialidade e hierarquia.

Como a maioria dos funcionários precisa acessar a rede para realizar suas tarefas, é importante ter um processo robusto de gerenciamento de senhas para manter as contas de usuário seguras.

Como já dito, logins de funcionários são um ponto particular de vulnerabilidade em qualquer operação, e o gerenciamento eficaz de senhas é um passo importante para tornar esses pontos de acesso menos frágeis. Um bom lugar para começar é garantir que sua equipe use senhas personalizadas, longas e fortes – que não sejam baseadas em informações pessoais para todos os logins.

Gerenciadores de senhas

Os gerenciadores de senhas são uma maneira fácil e segura para que todos na empresa acompanhem suas senhas. É como um cofre virtual, no qual só é necessário lembrar a senha mestra e o software fará o resto.

Existem três categorias de sistemas do tipo: aqueles que armazenam senhas na nuvem, os que salvam as senhas localmente e os que estão em navegadores.

Quanto ao primeiro modelo, baseado em cloud, as senhas podem ser acessadas de vários dispositivos. É uma vantagem para usuários que usam laptops e smartphones simultaneamente. Porém, demanda cautela sobre onde acessá-lo – acesse apenas em dispositivos e navegadores confiáveis.

Muitas vezes permitem que você compartilhe senhas específicas quando necessário. Isso pode ser útil se houver contas – como as de redes sociais – às quais vários membros da equipe precisam acessar.

Já as soluções baseadas em unidades locais salvam as senhas no computador. Isso significa que um invasor só conseguiria acessá-las se fosse capaz de acessar o computador. Pode ser uma boa opção para um colaborador que precisar lidar com muitas transações financeiras ou passwords de contas bancárias.

Uma dica é realizar backups regulares para manter as senhas seguras. E mais: nesse sistema, a equipe não pode acessar as senhas em home office ou em um dispositivo móvel, por isso é menos útil nos casos de trabalho flexível.

Existem ainda os gerenciadores de senha integrados aos navegadores, como Google Chrome e Mozilla Firefox. São fáceis de usar – uma mensagem aparece quando se faz login em um site perguntando se deseja que o navegador salve sua senha.

gerenciadores de senha
Contudo, não possui o mesmo nível de criptografia, segurança ou recursos que outros gerenciadores de senhas baseados em nuvem ou local. Assim como acontece com aqueles baseados em unidades locais, um cibercriminoso só poderia acessar suas senhas baseadas em navegador se conseguisse acessar o computador.

Seja qual for a solução, é recomendável utilizar autenticação de dois fatores. É algo que inclusive deve fazer parte das políticas de senha da empresa. Afinal, ter uma política do tipo, traz facilita para todos na empresa e auxilia na conscientização sobre o uso de senhas e o papel das mesmas na proteção dos sistemas da empresa.

This post is also available in: Português Español