Geral 4min de Leitura - 20 de julho de 2020

Atualização deixa Chrome mais seguro e eficiente

ícone do google chrome

This post is also available in: Português

Quem atualizar o Chrome para a sua nova versão – a 84 – praticamente não notará diferenças na interface de usuário. Afinal, as grandes mudanças estão no seu interior, principalmente nas ferramentas de desenvolvedor e APIs da Web. Assim, existem novos recursos e atualizações importantes no quesito segurança.

Entre os destaques, há uma nova API OTP da Web, um novo sistema de controle de animações na forma da nova API de animações da Web e alguns recursos experimentais, como a API Wake lock, a API de detecção de ociosidade e a de indexação de conteúdo.

Além disso, o Chrome 84 também é a primeira versão do Chrome que bloqueia pop-ups de notificação em sites conhecidos por abusar desse recurso, algo já presente no Firefox e que recebeu muitos feedbacks positivos.

As principais mudanças no Chrome

Na realidade, a API OTP da Web é na verdade uma criação da Apple, mas que o Google incorporou a partir de agora. É um sistema em que os navegadores de celular podem detectar mensagens SMS que contêm códigos de acesso únicos (OTP) enviados como parte dos procedimentos de autenticação de dois fatores (2FA).

Isso permite ao Chrome detectar a mensagem SMS recebida e importar automaticamente o código para uma página da web com apenas um toque na tela. A API foi criada como uma maneira de padronizar os códigos SMS OTP, mas também como um recurso de segurança para proteger os usuários contra ataques de phishing.

É uma modificação que agiliza bastante os logins seguros, e que os usuários facilmente notarão. Já a API de animações da Web, outra novidade do 84, poucos notarão. É que trata-se “apenas” de uma coleção de novas funções JavaScript, que os desenvolvedores podem usar para ter um controle muito melhor das sequências de animação que ocorrem dentro de um navegador.

Recursos experimentais

Algumas funcionalidades surgiram nessa nova versão sem haver definição se permanecerão nas próximas. É o caso do API de bloqueio de tela, chamado de Screen Wake Lock. Ele fornece uma maneira de impedir que smartphones e tablets bloqueiem (ou esmaeçam) a tela quando um navegador Chrome precisar continuar em execução mesmo sem aparente interação do usuário.

Imagine um site de culinária que mostra as etapas de uma receita. A pessoa não fica tocando na tela, mas está olhando o tempo todo. O novo recurso pode impedir que a tela fique escura durante o preparo da refeição. O mesmo exemplo serve para alguns jogos, em que não é necessário interagir em determinados momentos.

Outro recurso experimental adicionado no Chrome é a nova API de detecção de ociosidade. Como o próprio nome sugere, essa nova ferramenta de desenvolvedor permite que os proprietários de sites e desenvolvedores de aplicativos Chrome detectem quando um usuário fica de fato ocioso. Espera-se que vários sites usem essa API para desligar ou pausar operações pesadas na CPU, ajudando a economizar bateria.

A nova API de indexação de conteúdo também é um recurso experimental. É uma ferramenta totalmente voltada aos desenvolvedores, e é basicamente uma lista de recursos que o Chrome já armazenou em cache sobre uma página da web ou aplicativo.

Os desenvolvedores usarão esse recurso para criar melhores experiências de visualização offline, permitindo que armazenem conteúdo em cache localmente com maior precisão. Assim, podem garantir que os sites não sejam interrompidos ao carregar uma página quando não houver conexão com a Internet, ou se a conexão tiver caído – mesmo que temporariamente.

O adeus às notificações

O Chrome 84 também é a primeira versão do navegador em que os pop-ups ficarão ocultos, por padrão, em sites com má reputação de spam. Os pop-ups em sites do tipo agora ficarão ocultos em um ícone na barra de URL do Chrome.

Outra modificação que garante um uso mais seguro é o fim do suporte aos protocolos TLS 1.0 e TLS 1.1. Os sites que são carregados via HTTPS e usam algum dos dois serão bloqueados no Chrome por padrão, e os usuários verão uma mensagem de erro.

Na realidade, o Chrome e todos os principais navegadores anunciaram planos de não mais trabalhar com TLS 1.0 e o TLS 1.1 há dois anos, o que levou  a maioria dos sites a atualizarem os seus certificados HTTPS. No entanto, mensagens de erro continuarão a serem exibidas naqueles que ainda não atualizaram.

Assim como muitos recursos recentes do Chrome, é algo que estava programado para entrar em vigor no início deste ano, ainda no Chrome 81. Entretanto, o Google atrasou o lançamento devido à pandemia. A empresa alegou que isso resultaria em trabalho extra para webmasters e administradores de sistema, que já estavam bastante ocupados com a transição para o home office. Ou seja, o Covid-19 afetou até mesmo as novidades em um dos navegadores mais famosos do mundo – presente em praticamente todos os celulares e tablets do sistema Android.

Quer receber as notícias da OSTEC diariamente direto no seu whatsapp? É simples!

1 – Cadastre em seus contatos o número (48) 3052-8526 como “OSTEC Push“, assim você conseguirá receber as mensagens;

2 – Cadastre seu número de WhatsApp neste link:Cadastro Push. Fique à vontade para replicar para as demais pessoas da empresa;

Pronto! A partir desse momento você receberá os novos conteúdos.

This post is also available in: Português