Geral 2min de Leitura - 20 de outubro de 2021

Atento é vítima de ataque ransomware

atento

This post is also available in: Português

A Atento AS, multinacional de call center, com sede na Espanha, mas que possui grande operação na América Latina, foi vítima de um ciberataque no último domingo, 17, que fez com que sua operação no Brasil ficasse paralisada.

Segundo um comunicado, publicado aos investidores da bolsa de Nova York, onde a empresa vende ações, através da sigla ATTO NYSE, o ataque comprometeu apenas a empresa no Brasil, e que sua equipe de segurança já está trabalhando para restabelecer os sistemas afetados.

Além disso, o comunicado informa que não foram detectados vazamentos de dados.

Segundo a empresa, todos os protocolos de segurança cibernética foram implementados imediatamente para conter e avaliar a ameaça. Para prevenir o vazamento de dados, a empresa realizou o isolamento dos sistemas e interrupção das conexões com os sistemas dos clientes, o que significou a parada dos serviços.

As investigações ainda estão em andamento e trabalharão em estreita colaboração com as autoridades competentes.

O responsável pelo ciberataque

Segundo Felipe Payão, editor de cibersegurança do TecMundo, a empresa foi infectada por um ransomware desenvolvido pelo grupo cibercriminoso LockBit 2.0.

Payão postou uma foto da página de divulgação de novas vítimas do LockBit 2.0, que indica que a empresa tem até 6 dias para efetuar o pagamento, com a ameaça de ter os dados dos servidores infectados vazados ou vendidos, caso não efetuem o pagamento.

comunicado
Imagem/Reprodução: Felipe Payão.

Não foi revelado qual o valor do resgate exigido pelos cibercriminosos.

Fontes: Felipe Payão, TecMundo.

This post is also available in: Português