Geral 3min de Leitura - 14 de maio de 2020

A esperança na nuvem

Placa de computador com uma nuvem desenhada no centro.

This post is also available in: Português

Estudo internacional mostra que o cloud computing pode ser uma alternativa atraente na recuperação de sistemas atacados por ransomwares.

Com a ameaça cada vez maior de ransomwares durante a pandemia do novo Coronavirus, as empresas estão dando mais importância ao planejamento de recuperação de desastres, e os sistemas em nuvem estão desempenhando um papel de destaque como opção eficiente.

É o que mostra uma pesquisa da multinacional Datrium, desenvolvida para determinar o impacto do ransomware nas empresas no ano passado, e revelou preocupações crescentes sobre a ameaça de ransomwares durante a quarentena.

Traz ainda considerações sobre estratégias de recuperação de desastre empregadas pelas empresas, e as mudanças na recuperação de desastres na nuvem em comparação com as abordagens tradicionais. As conclusões são baseadas em entrevistas com 302 profissionais de TI de organizações com mais de 500 funcionários, ou mais que sofreram pelo menos um ataque de ransomware nos últimos 12 meses.

A pesquisa mostra que existe uma preocupação crescente com o tema porque existem cada vez mais funcionários atuando de forma remota devido à pandemia. Essa nova realidade coloca as empresas em uma posição mais vulnerável, que demanda ainda mais esforços de defesa.

Alerta máximo

As empresas têm ajustado suas finanças para sobreviver à crise econômica, tendo em mente que o custo de um ataque de ransomware pode causar uma catástrofe nos resultados.

Quase 96% dos entrevistados disseram que suas empresas ficaram cada vez mais preocupadas em serem atingidas durante a pandemia. Isso marca um aumento em comparação com o estudo do ano anterior, no qual o número era de 90%.

A maioria dos entrevistados (68,5%) afirmou que os ataques de ransomware custaram às empresas entre US$ 100.000 a US$ 500.000, enquanto 19,7% relataram perdas superiores a meio milhão de dólares, já incluindo o pagamento do resgate, tempo de inatividade e perda de negócios.

É um momento desafiador, e as empresas estão buscando maneiras de otimizar as operações e reduzir custos. Nesse contexto, o investimento em um segundo data center para a recuperação de desastres não é viável. A pandemia está acelerando a mudança para a recuperação na nuvem, à medida que as empresas encontram maneiras de se adaptar com seus colaboradores em home office.

A mudança para uma força de trabalho remota e a crescente preocupação com ransomware fizeram diretores e gerentes repensarem suas estratégias de recuperação e desastre de segurança. Um total de 92% dos entrevistados relataram que a recuperação de desastres aumentou a importância em sua empresa, devido à realidade cada vez mais intensa de funcionários trabalhando a partir de suas casas.

E mais: três em cada quatro entrevistados relataram que suas empresas estão preocupadas com ransomwares durante esse período pelos seguintes motivos:

>> Uma equipe de TI remota dificulta a recuperação (73,7%).

>> Uma força de trabalho remota dificulta a aplicação de protocolos de segurança e aumenta o risco de ataque (73,4%).

>> Quase metade dos entrevistados (48,1%) disse estar preocupada com o crescente custo do ransomware.

Novo pensamento

A nuvem oferece uma opção viável e acessível para a recuperação de desastres, possibilitando a utilização de recursos sob demanda em um eventual problema, mantendo os custos baixos. Quando perguntados sobre qual tipo de abordagem de recuperação de desastre as empresas adotam, muitos entrevistados disseram que atualmente planejam alavancar a nuvem como parte de sua estratégia.

Enquanto 63,9% dos entrevistados usam o armazenamento local como primário na recuperação de desastres, 93,7% concordaram que estariam dispostos a adotar uma alternativa em nuvem – que fosse paga sob demanda.

É um novo aumento em relação ao estudo do ano anterior, em que o percentual ficou em 88,1%. Porém, cerca de um quinto (21,2%) possui um plano de recuperação de desastres que não protege contra ransomwares.

São informações que mostram que a recuperação de desastres na nuvem sob demanda, e de acordo com o uso, está sendo cada vez mais reconhecida como uma alternativa mais eficiente às abordagens tradicionais de recuperação de desastres.

É algo que não chega a ser uma surpresa, pois a recuperação de desastres na nuvem oferece flexibilidades, como opções de pagamento conforme o uso, que tornam a recuperação de desastres menos impactante no orçamento.

O “fantasma” do ransomware e a recuperação de desastres tendem a ser as principais prioridades para as empresas que se adequam ao “novo normal” trazido pela pandemia.

Aqueles que buscam a melhor abordagem para a proteção contra um ataque de ransomware, devem considerar fortemente uma tecnologia de recuperação de desastre na nuvem, mas que combine a funcionalidade de armazenamento primário, backup e recuperação em uma solução de painel único – e que permita a recuperação rápida e fácil de dados no ponto anterior ao ataque. Ou seja, para tudo voltar a ser como era antes.

This post is also available in: Português