Geral 4min de Leitura - 03 de julho de 2020

Conheça 5 benefícios de contratar um serviço de análise de vulnerabilidade

Mãos femininas digitando em um teclado branco com uma tela de computador exibindo linguagem de programação.

This post is also available in: Português Español

Você conhece os benefícios de contratar um serviço de análise de vulnerabilidade?
analise vulnerabilidade
As empresas correm riscos diariamente. Sendo assim, a melhor maneira de manter a continuidade e a eficiência dos processos é estar preparado para qualquer eventualidade, evitando prejuízos dos mais variados tipos para a empresa e reflexos indesejados para os times de tecnologia e segurança.

O time de tecnologia é um dos principais influenciadores no processo de aquisição de produtos de infraestrutura e segurança. Por uma questão de mercado, em boa parte dos casos, profissionais de tecnologia optam por produtos multinacionais, de marcas consolidadas, com o objetivo de reduzir os riscos associados aos projetos. Este posicionamento é bastante coerente e protege, de certa maneira, os times de tecnologia, mediante sinistros que comprometam a operação do negócio.

De todo modo, dependendo de como o investimento foi “justificado” para a alta gestão, caso ocorra um incidente, que cause prejuízos para a empresa, a decisão dos profissionais de tecnologia pode ser colocada em check.

Por isso, é de extrema importância que os times, apliquem todos os recursos possíveis para auditar e garantir a segurança das estruturas tecnológicas implementadas. Neste sentido, é importante reforçar que nenhuma solução, independentemente de marca e nacionalidade, está imune a vulnerabilidades que possam comprometer seu funcionamento.

Contratar um serviço especializado de análise de vulnerabilidade traz inúmeros benefícios para profissionais de tecnologia e empresas. Continue a leitura e conheça alguns desses benefícios.

Identificação de falhas complexas

As falhas podem aparecer a qualquer hora e são resultado de inúmeros fatores que, em boa parte dos casos, são de difícil identificação, sendo que a complexidade aumenta de acordo com o número de ativos tecnológicos existentes na empresa.

Um serviço de análise de vulnerabilidade eficiente deve ser cíclico, permitindo que times de tecnologia, principalmente aqueles multidisciplinares, mantenham os níveis de segurança da estrutura de tecnologia dentro de padrões adequados.

A análise de vulnerabilidade exige uso de ferramentas e conhecimentos especializados, sendo este um dos principais benefícios da contratação de uma empresa para a realização deste serviço.

Ao contratar uma consultoria profissionais de tecnologia agregam experiência e ferramentas, que possibilitam a identificação de vulnerabilidades altamente complexas.

O resultado deste trabalho é um aumento da visibilidade sobre a estrutura tecnológica da empresa e redução das chances de sucesso de ataques virtuais, evitando assim que meras vulnerabilidades tornem-se grandes problemas.

Continuidade dos negócios

O setor de Tecnologia da Informação normalmente não é lembrado quando infraestrutura e aplicações estão funcionando perfeitamente, contudo, assim que os serviços são interrompidos, essa realidade é alterada.

A análise de vulnerabilidade assegura que a maior parte dos riscos seja mitigada, antes que os mesmos comprometam a operação. Por isso a importância de identificar pontos que podem caracterizar problemas a curto médio e longo prazo.

Investir no reconhecimento das vulnerabilidades é muito relevante para o negócio e, sem dúvida, para os profissionais de tecnologia. Esta iniciativa é um passo que comprova o comprometimento dos profissionais de tecnologia em ações preventivas que visam aumentar a disponibilidade do negócio.

Outro reflexo positivo, é minimizar os impactos de incidentes que geram desconforto sobre o time de tecnologia, normalmente responsabilizado em ocorrências deste tipo.

Melhoria na confiabilidade e na integridade dos dados

Muitas companhias sofrem com o vazamento de informações confidenciais e/pessoais. Este tipo de incidente de segurança certamente abala a credibilidade da empresa, gerando desconfiança por parte de colaboradores internos e externos.

Contudo, com a Lei Geral de Proteção de Dados brasileira os reflexos do vazamento de dados não serão apenas sobre a reputação do negócio. O vazamento pode acarretar em multas severas capazes de colocar em risco a solvência do negócio.

Sendo assim, identificar vulnerabilidades antes que as mesmas sejam exploradas, ganha ainda mais relevância. Perante a Lei, o fato de a empresa imprimir esforços neste sentido, é favorável mediante necessidade de retratação junto aos órgãos reguladores, em caso de incidente .

Melhoria no controle de segurança

Devido ao aumento crescente de ameaças virtuais, muito tem se falado sobre segurança da informação.

Alguns destes ataques se aproveitam de vulnerabilidades conhecidas, e não corrigidas, para comprometer hardwares e softwares. Além disso, alguns produtos, incluindo soluções de segurança de perímetro, dispositivos de rede e outros serviços, são configurados por profissionais, estando sujeitos a algum tipo de falha humana, podendo gerar vulnerabilidades.

A análise de vulnerabilidade também atua na identificação das vulnerabilidade causadas por falha humana, sendo um excelente recurso para times de tecnologia que necessitam avaliar a conformidade de configurações implementas por times internos ou terceiros contratados para esta finalidade.

Auxilio na execução de políticas de segurança

Um dos grandes fatores responsáveis pelo sucesso de ataques virtuais é a falta de orientação dos colaboradores da empresa, quanto à políticas e boas práticas associadas a segurança digital.

A análise de vulnerabilidade também visa identificar problemas que podem ser minimizados através do estabelecimento de políticas e orientações. As políticas complementam o arsenal tecnológico implementado para oferecer segurança para as informações da empresa.

Com as informações em mãos, é possível melhorar processos, gerar documentações e capacitar pessoas, aparando arestas identificadas durante a fase de análise de vulnerabilidade.

analise de vulnerabilidade

Ainda existem outros benefícios em contratar um serviço de análise de vulnerabilidade, sendo eles: tranquilidade, visibilidade, disponibilidade, proteção eficaz, redução de custos, legado profissional e divisão de responsabilidade sobre a realização desta atividade com empresa especializada na prestação deste serviço.

Aplicar a análise de vulnerabilidade o quanto antes garante que seu negócio esteja seguro e preparado. Não perca tempo, entre em contato com a Dédalo, nosso parceiro especialista em análise de vulnerabilidades.

This post is also available in: Português Español