Aprendizado e descoberta 2min de Leitura - 07 de junho de 2015

Como aumentar a produtividade de sua equipe de TI

Equipe de TI trabalhando cada um em seu computador

This post is also available in: Português English Español

Boa parte das empresas possuem equipe de TI, mesmo aquelas que terceirizam parte do serviço ainda mantêm pessoal dedicado a tecnologia da informação. E não basta apenas existir: uma equipe de TI precisa ser produtiva, os funcionários devem saber alinhar a tecnologia disponível no mercado para agregar valor ao negócio e, acima de tudo, gerar resultados positivos. Confira a seguir algumas maneiras de aumentar a produtividade da equipe de TI da sua empresa:

Defina metas para a equipe de TI

Essa é primeira recomendação para aumentar a produtividade da sua equipe de TI. Afinal, se você deseja medir o quanto a sua equipe rende para a empresa, você precisa avaliá-la. Definir metas e expectativas anuais ou semestrais para sua equipe é uma ótima maneira de mensurar resultados ao final do período estipulado.

Mas é preciso definir metas realistas, baseando-se em necessidades prioritárias da empresa e na capacidade que a equipe tem de executá-las, em um prazo que seja suficiente para o completo desenvolvimento das tarefas. Com a aplicação destas premissas, será possível acompanhar metas, medir resultados alcançados e construir uma filosofia mais produtiva dentro da equipe.

Encontre ferramentas para aumentar produtividade

Considerando o avanço tecnológico existente em todas as áreas de negócio da empresa, na TI o cenário não é diferente. Hoje em dia, existem diversas ferramentas para a gestão de projetos e trabalho colaborativo, desde ferramentas gratuitas até privadas e personalizáveis. Encontre aquela que seja útil para a realidade da sua empresa e incentive seus colaboradores a utilizarem diariamente essa ferramenta, mostrando como a prática facilitará a rotina e os processos do time.

Motive a sua equipe de TI

Para que os seus funcionários rendam o esperado, ou ainda mais, é preciso motivá-los e algumas ações simples podem ser executadas. Estabelecer boa comunicação, incentivá-los e ter atitudes, agir como um líder são algumas ações que os gestores precisam adotar para tornar a sua equipe de TI mais produtiva. Também podem ser desenvolvidos programas de bonificação e premiação entre os funcionários, demonstrando a importância de cada um para o negócio, e deixando claro que o comprometimento com o desenvolvimento da empresa será reconhecido e recompensado.

Você pode, ainda, utilizar de palestras motivacionais, para os funcionários saírem da rotina e aprenderem, de um jeito diferente, a como desenvolver suas atividades com mais qualidade.

Forneça feedback positivos

É comum nas empresas a cultura de que o funcionário que trabalha bem não está fazendo mais que a sua obrigação, mas essa postura inadequada pode desmotivar até os colaboradores mais competentes. É totalmente incentivado o repasse de feedbacks positivos sempre que a sua equipe conseguir finalizar um projeto no prazo e atingir os resultados esperados. Convoque o time para elogiá-los, agradeça-os pelos bons resultados, motivando a recorrência deste fato. Todas essas ações vão unir ainda mais a equipe de TI da sua empresa e ajudarão a aumentar o engajamento de todos, além de deixarem o ambiente de trabalho mais leve e prazeroso, quando os funcionários trabalham felizes, se tornam mais produtivos.

Por fim, incentive atitudes positivas, como ajudar o colega, cordialidade e não deixe que a sua equipe de TI trabalhe apenas por obrigação: ajude-os a trabalhar com prazer, pois, assim, conseguirá um time mais motivado e produtivo.

This post is also available in: Português English Español