Aprendizado e descoberta 12min de Leitura - 05 de março de 2021

Firewall UTM, tudo que você precisa saber

Dois appliances OSTEC firewall utm, um sobre o outro.

This post is also available in: Português Español

O conceito de Firewall é bem antigo, surgindo no final dos anos 80, quando a Internet era uma tecnologia relativamente nova. Com a popularização da internet, principalmente depois da metade da década de 90, surgiram novos desafios de segurança digital. Isso exigiu que a tecnologia por trás das soluções de firewall fosse aperfeiçoada para atender a essas novas demandas. Foram sendo adicionados novos recursos aos dispositivos que cumpriam o papel de Firewall de rede, até que evoluísse para o Firewall UTM.

UTM
Nesse artigo, traremos tudo que você precisa saber sobre Firewall UTM, como seus conceitos e terminologias, aplicações, principais plataformas, os benefícios de seu uso, dicas para aquisição de Firewall UTM, entre outros tópicos importantes para entender melhor essa tecnologia.

Conteúdo

  • Conceitos e terminologia
  • Principais recursos oferecidos pelo Firewall UTM
  • Firewall UTM e seu papel no dia a dia das empresas
  • Dicas para adquirir um Firewall UTM

Conceitos e terminologia

O termo Firewall UTM é muito conhecido no mercado de segurança da informação, sendo um elemento importante para proteger empresas das mais variadas ameaças na internet.

Neste tópico, traremos os conceitos e terminologias do Firewall UTM que você precisa saber, explicando primeiramente o que é um Firewall.

Firewall

Antes de compreendermos o que um Firewall UTM, precisamos entender o que é um Firewall.

O Firewall é uma solução de segurança que, a partir de regras predefinidas, analisa o tráfego de rede para definir quais requisições podem ser realizadas.

Seu próprio nome, “parede de fogo”, já mostra que essa proteção se trata de uma barreira de defesa. Seu objetivo é liberar acessos genuinamente permitidos e bloquear tráfego indesejado.

O que é Firewall UTM?

O Firewall UTM é uma evolução do Firewall tradicional, pois integra uma série de ferramentas de segurança, sendo uma solução mais robusta para a segurança dos dados da empresa.

O UTM também garante que as soluções de segurança encontradas nele, sejam compatíveis e complementares, diminuindo brechas ou falhas de segurança.

UTM é a abreviação de Unified Threat Management – Gerenciamento Unificado de Ameaças, em português – disponível em plataforma de appliance ou software que reune uma série de recursos de segurança em um único produto.

A sigla UTM surgiu no IDC, instituto de pesquisa de mercado, e essa linha de produto se mostrou vantajosa pela fusão de diversas tecnologias em uma única plataforma. Essa unificação de funções, permite o gerenciamento facilitado da segurança em empresas de variados portes e segmentos.

Appliance Firewall UTM OSTEC
Appliance UTM desenvolvido pela OSTEC.

Firewall UTM x Firewall NGFW

Além do Firewall UTM, existe também o NGFW – Next-Generation Firewall -, que faz parte da terceira geração de firewalls que surgiram a mais de uma década.

ngfw

As soluções de firewall UTM, concentram um conjunto de recursos associados a segurança de perímetro, incluindo: filtro de pacotes, proxy web, vpn entre outros, sendo caraterizadas como soluções mais generalistas de segurança digital.

Os NGFWs, são considerados firewalls de próxima geração, com recursos de segurança mais avançados e características de hardware que permitem melhor desempenho no processamento de pacotes. Dentre os recursos que diferenciam um NGFW de um Firewall UTM é possível destacar: Filtro de aplicações, IDS e IPS, entre outros.

Você pode aprofundar sua leitura nas diferenças entre UTM e NGFW clicando aqui.

Smart firewalls

O smart Firewall – Firewalls Inteligentes – é uma solução que prevê o fornecimento de uma plataforma inteligente de gerenciamento e proteção de acessos de redes públicas como a Internet e de conexões da rede interna para a Internet.

Ou seja, o smart Firewall utiliza a própria inteligência artificial para elevar o nível de segurança das redes, indo além dos recursos presentes em um firewall tradicional.

Enquanto o modelo de firewall convencional faz apenas o controle de IP e porta de origem/destino e flags, de maneira estática, um smart firewall vai além. Com análises mais profundas dentro dos pacotes de rede, um firewall inteligente é capaz de analisar o comportamento dos pacotes e identificar anomalias. Um smart firewall também pode utilizar bases externas de dados para que seu aprendizado seja aperfeiçoado continuamente, garantindo maior segurança para o dado da empresa e facilidade para analistas de tecnologia.

Firewall UTM open source

Boa parte das soluções de firewall UTM open source oferecem fóruns, listas de discussões e outros mecanismos, onde a própria comunidade de usuários é responsável pela geração de conhecimento referente ao produto. É um modelo interessante e colaborativo, mas para um ambiente corporativo, muitas vezes não caracteriza uma opção viável.

Por mais que existam empresas que atuem na prestação de serviços para firewall UTM open source, em alguns casos a profundidade do problema não fará parte das competências do fornecedor, criando uma barreira para resolução do mesmo. Nestes casos é necessário aguardar até que a comunidade de desenvolvedores, disponibilize atualização para corrigir determinada falha/vulnerabilidade.

Ao adquirir uma solução de firewall, seja ela gratuita ou paga, verifique se você está comprando apenas um produto, ou se o fornecedor entrega conhecimento e experiência no segmento de segurança da informação, isso é muito valioso para o sucesso do seu investimento.

Alta disponibilidade de Firewall UTM

O firewall UTM tem como principal função controlar o tráfego entre a internet e a rede corporativa da empresa, interceptando ameaças dos mais variados tipos, e exercendo função crítica na topologia de rede.

A alta disponibilidade do Firewall UTM é a capacidade de o serviço/aplicação funcionar corretamente sem falhas ou interrupções por um longo período de tempo, e tem como objetivo manter o funcionamento da solução de segurança de maneira ininterrupta, evitando impactos sobre a estrutura corporativa.

Pode-se caracterizar a alta disponibilidade de firewalls como o estabelecimento de arquitetura de rede que conta com dois ou mais equipamentos de firewall UTM sincronizados, com o objetivo de manter a disponibilidade dos ativos de segurança. Mediante a identificação de algum tipo de falha física ou lógica, em um dos equipamentos, o outro assume automaticamente, gerando baixíssimos índices de indisponibilidade no ambiente.

O conceito de alta disponibilidade em soluções de segurança é um passo que tende a ser dado por boa parte das organizações nos próximos anos, seguindo o mesmo caminho percorrido pelo conceito de segurança digital, que se encontra amplamente difundido nas organizações.

Principais recursos oferecidos pelo Firewall UTM

O Firewall UTM, através da aplicação de modernos recursos de segurança, possibilita que profissionais criem visibilidade sobre os dados que trafegam na rede corporativa, reduzindo a ocorrência de ações reativas frente a sinistros de segurança, incluindo perda ou vazamento de informações e continuidade dos negócios.

Além disso, ele oferece um baixo custo de gerenciamento e intervenção humana, que alinhado a uma interface altamente intuitiva, torna a segurança digital algo fácil de ser assimilado e mantido por profissionais de empresas de variados portes e segmentos. Logs, gráficos e relatórios garantem que informações relevantes estejam sempre disponíveis para análise e tomada de decisão.

Abaixo, elencamos os principais recursos oferecidos pelo Firewall UTM. Confira.

Filtro de pacotes

O módulo é responsável pela passagem seletiva, ou bloqueio, de pacotes que trafegam pelas interfaces de rede. Os critérios mais utilizados para filtragem são endereços de origem e destino, portas de origem e destino e o protocolo.

Filtragem stateful

Possuem a capacidade de rastrear o estado, ou progresso, de uma conexão de rede. Ao armazenar informações sobre cada conexão, em uma tabela de estado, é possível determinar rapidamente se um pacote que passa pelo firewall pertencer a uma conexão já estabelecida.

Proxy web

Controle aprimorado sobre o uso da internet da empresa. Através do módulo de proxy web é possível criar visibilidade sobre o uso da internet e aplicar controles, para atender necessidades associadas à segurança digital e produtividade dos colaboradores.

VPN

O Firewall UTM possui suporte aos principais protocolos de VPN do mercado, como IPSec, L2TP, PPTP e SSL. O recurso possibilita comunicação site to site ou site do cliente, interligando colaboradores e unidades de negócio com segurança.

Balanceamento de links

A necessidade por disponibilidade do recurso de internet é uma constante para empresas de todos os portes e setores. Com load balance é possível otimizar a experiência do usuário quanto a velocidade de acesso à internet, e ainda assegurar a continuidade de negócios através de aplicação de failover de múltiplos links e distribuição de cargas e serviços.

Portal cativo

O portal cativo possibilita o gerenciamento facilitado das conexões estabelecidas através da rede Wi-Fi. O recurso possibilita que usuários ingressem na rede através do uso de voucher ou login social, tornando o processo altamente dinâmico para ambientes públicos e privados.

Relatórios e Logs

Armazenar registros de eventos que atravessam a rede é imprescindível para as empresas. Com os relatórios e logs do produto UTM, você terá subsídios para apoio a tomada de decisão e identificação de riscos para o negócio.

Benefícios de relatórios e logs de Firewall UTM para analistas de TI

Gestores e analistas de TI enfrentam cada vez mais desafios para manter a empresa segura das ameaças online. Por isso, buscam soluções completas com bom custo-benefício para estabelecer um ambiente corporativo disponível, produtivo e livre de ameaças.

É por isso que relatórios e logs de navegação são recursos importantes para esses profissionais. Com eles, é possível analisar o comportamento da infraestrutura e checar sua evolução, obter dados e informações essenciais para a empresa e facilitar o dia a dia de analistas de tecnologia no desenvolvimento do trabalho.

Um dos principais benefícios atribuídos aos relatórios de navegação é a possibilidade de criar visibilidade sobre o uso da internet em ambiente corporativo. Os relatórios de acesso facilitam o dia a dia de analistas de tecnologia e demais gestores que tenham interesse em conhecer um pouco mais sobre o perfil dos acessos dos seus times.

Relatórios e gráficos que não podem faltar em um Firewall UTM

Seja qual for o ramo da empresa, alguns relatórios e gráficos operacionais e gerenciais são fundamentais.

Confira a seguir alguns relatórios e gráficos essenciais para um Firewall UTM.

  • Disponibilidade e consumo de links;
  • Uso da Internet;
  • Conexões remotas;
  • Visibilidade de ameaças;
  • Conexões bloqueadas;
  • Conexões em tempo real;
  • Performance do hardware.

Não há uma lista de relatórios e gráficos padrões, cada solução vai fornecer estas e outras informações de maneiras diferentes, mais acessíveis ou menos acessíveis, ou com a possibilidade de integração com plataformas externas, o que amplia o universo de análise dos dados.

Firewall UTM e seu papel no dia a dia das empresas

Os cibercriminosos utilizam novas táticas e estratégias de ataque a cada dia, e é por isso que é fundamental que as empresas utilizem as melhores ferramentas para cuidar dos seus dados.

O Firewall UTM se apresenta como uma alternativa viável para as empresas, pois reúne uma série de recursos em uma única plataforma, com excelente custo benefício.

De maneira simplificada, o principal papel de um firewall em uma rede corporativa é regulamentar o tráfego entre duas ou mais redes (internet e rede interna, ou redes internas, internet e DMZ, entre outras), defendendo os interesses e/ou necessidades de controle das empresas.

No caso de um firewall UTM não é diferente, no entanto, sua capacidade ou profundidade de proteção é superior aos firewalls tradicionais, pois reúne um conjunto maior de características que podem ser utilizadas para aprimorar a segurança dos dados corporativos.

Benefícios do Firewall UTM para as empresas

Sendo uma solução para empresas conectadas que buscam eliminar riscos de invasão e aumentar a segurança das informações, o Firewall UTM possui uma série de benefícios.

Abaixo, listamos alguns dos principais benefícios do UTM, confira.

Redução de perdas financeiras geradas por ataques virtuais

Todos os anos, empresas arcam com bilhões em prejuízos gerados por ataques virtuais. Sequestro de dados, ataques de negação de serviço, malwares, entre outros, passam a ser obstáculos no dia a dia de profissionais de tecnologia de empresas dos mais variados portes e segmentos. Para combater estas ameaças, o uso de recursos avançados contidos no Firewall UTM são fundamentais para maior proteção da rede corporativa.

Mais produtividade com a aplicação de tecnologia para mobilidade dos usuários

Através de recursos de VPN, profissionais de tecnologia tem ao seu dispor recursos para garantir acesso remoto seguro a colaboradores que necessitam desenvolver atividades fora do ambiente de trabalho, garantindo conformidade e segurança para o desempenho das atividades a qualquer hora e em qualquer lugar.

Redução de custos associados a conectividade entre unidades de negócio

Projetos para interligação de unidades de negócios podem ser simples e exigir menos investimentos, com o uso de tecnologias para comunicação seguras disponíveis no Firewall UTM.

Diagnósticos mais ágeis sobre o comportamento dos links de internet

Identifique e reaja rapidamente frente a problemas associados ao circuito de internet com o módulo para gestão avançada de links. Relatórios e notificações automáticas são exemplos de recursos que trazem mais comodidade para analistas de tecnologia e garantem disponibilidade para os negócios, evitando perdas financeiras.

Redução de investimentos em links de internet

Apesar da oferta sobre circuitos de internet ter aumentado muito nos últimos anos, é evidente que tornar o uso do recurso mais sustentável e produtivo continua fazendo parte da realidade de boa parte das organizações.

O Firewall UTM disponibiliza uma gama de recursos a serem aplicados por analistas de tecnologia, mediante necessidade de otimização do recurso de internet.

Melhoria na experiência de acesso a aplicações críticas para o negócio

Garantir uma experiência de acesso adequada para cada necessidade é um dos principais desafios dos profissionais de tecnologia. O Firewall UTM possui QoS para ajudar os analistas. O recurso de QoS possibilita elevado nível de personalização para atender as mais variadas necessidades associadas a priorização do uso da internet.

Aumento da produtividade dos colaboradores através do controle proativo sobre o uso da internet

Com o UTM, profissionais de tecnologia tem a possibilidade de aplicar, de forma facilitada, controle proativo dos conteúdos acessados pelos colaboradores, minimizando os impactos do meu uso da internet em ambiente de trabalho.

Melhor custo benefício do mercado

Produtos de segurança digital não precisam necessariamente ser caros e complexos de serem contratados e implantados. O UTM é uma solução na medida certa para negócios que necessitam de recursos avançados de segurança, com investimento reduzido.

Benefícios do Firewall UTM para analistas e gestores de tecnologia

Em sua rotina, analistas e gestores de tecnologia enfrentam muitos desafios operacionais e gerenciais. Para aumentar a eficiência no trabalho, estes profissionais optam pelo uso de soluções tecnológicas variadas, como o Firewall UTM.

O Firewall UTM apresenta inúmeros benefícios para analistas e gestores de tecnologia, possibilitando a gestão unificada dos recursos de segurança, sob a perspectiva do perímetro organizacional, incluindo gestão de conteúdo, alta disponibilidade de links, acesso remoto seguro, portal cativo e outros itens altamente relevantes para garantir a segurança corporativa.

Entre os principais benefícios do Firewall UTM para analistas e gestores de tecnologia estão:

  • Gestão unificada da segurança digital;
  • Identificação ágil de gaps de segurança e produtividade;
  • Economia de tempo e foco no core business;
  • Relatórios e notificações automáticas.

Com estes benefícios os analistas podem criar estruturas que minimizem a possibilidade de danos associados a perda ou vazamento de informações, indisponibilidade do recurso de internet e visibilidade sobre a estrutura de rede, facilitando a identificação de gaps de produtividade, segurança e disponibilidade.

Dicas para adquirir um Firewall UTM

A decisão de compra de um firewall passa por uma série de etapas: técnicas, comerciais, aprovação de orçamento e tantas outras.

Implementações novas tendem a ser menos onerosas, enquanto implantações que envolvem migração de estrutura, podem elevar, de maneira substancial, a complexidade de projetos, exigindo maior investimento em planejamento de implantação, conformidade de mudanças e análise de riscos.

E para que a compra de um firewall UTM transcorra de maneira satisfatória é importante seguir algumas orientações, que serão melhor contextualizadas abaixo.

Registrar os problemas a serem resolvidos pelo Firewall UTM

No momento da compra, é necessário primeiramente entender quais são suas necessidades. Portanto, antes de iniciar a pesquisa sobre produtos, liste quais são as necessidades demandadas para o seu negócio. É importante levar em consideração não somente aspectos técnicos, como também as validações complementares de serviços, experiência da equipe, formato de atendimento, propriedade de produto, modelo de pós-venda, faturamento, entre outros.

Listar as soluções que atendam às necessidades

Após registrar os problemas a serem resolvidos, é hora de realizar uma pesquisa de aderência das soluções de mercado com as necessidades levantadas. A internet é um excelente ponto de pesquisa para fins de levantamento, além disso, irá reduzir consideravelmente o tempo de busca.

Escolher criteriosamente qual a melhor plataforma para sua necessidade e ambiente

Caso você ainda não saiba qual a plataforma utilizará o produto, basicamente você encontrará três formatos para aquisição de firewall: software (openserver), appliance e virtual appliance.

Durante a etapa de levantamento das soluções, não esqueça de registrar quais as plataformas suportadas pelos fabricantes. Você pode optar por uma solução em appliance, virtual appliance, software, e é importante que o fabricante tenha alinhamento com sua necessidade.

Cuidado com os riscos ocultos na escolha de soluções de firewall gratuitas

Existem diversas soluções de firewall gratuitas na internet disponíveis para download, e você deve certamente incluí-las em seu processo de avaliação.

Neste momento, não esqueça que implantar uma solução de firewall com todos os recursos disponíveis, não é uma tarefa tão simples. É necessário experiência para melhor aproveitamento da solução, e conhecimento profundo da solução.

Procurar parceiros de segurança que sejam especialistas no assunto

Ter um parceiro especializado em segurança da informação na maioria dos casos é uma solução financeiramente interessante, e também de maior valor agregado, pois as equipes estão em contato com diversas demandas de segurança no mercado, e trazem toda essa bagagem para dentro de projetos, pós-venda ou incidentes ocorridos em sua empresa.

Neste artigo trouxemos tudo o que você precisa saber sobre Firewall UTM e sua importância para as empresas e profissionais de tecnologia, mas caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato com nossos especialistas para que possamos lhe ajudar.

UTM

A OSTEC oferece produtos e serviços de segurança para empresas com variados níveis de maturidade em segurança, por isso, caso tenha alguma dúvida associada a soluções de Firewall UTM, converse com um de nossos especialistas.

This post is also available in: Português Español