Geral 1min de Leitura - 27 de janeiro de 2022

Demanda por profissionais em cibersegurança deve crescer neste ano

profissional cibersegurança

This post is also available in: Português

Nos últimos anos, vimos os ciberataques crescerem muito no Brasil e no mundo. Os cibercriminosos estão mais focados em empresas do que em usuários comuns, o que abre uma alta demanda no mercado para profissionais que atuam em cibersegurança.

De acordo com um relatório recente da (ISC), organização sem fins lucrativos especializada em treinamento para profissionais do setor de segurança digital, as empresas apresentam grande interesse em profissionais de tecnologia. Porém, falta mão de obra qualificada.

São pelo menos 600 mil vagas não preenchidas em cibersegurança na América Latina, e esse número tende a crescer cada vez mais.

Claudio Martinelli, diretor executivo da Kaspersky na América Latina, diz que há dez anos, ser o responsável pela segurança digital de uma empresa significava cuidar da instalação dos antivírus, fazer backups, atualizar os sistemas e ainda cuidar do bloqueio de acesso a sites e redes sociais.

Hoje, a função dos profissionais de cibersegurança é saber equilibrar a necessidade de inovação da empresa com a continua proteção do negócio. Este profissional precisa lidar com uma novidade por dia, sejam elas tecnológicas, ameaças ou técnicas de defesa.

Se atualizar e se especializar é um desafio regular para acompanhar as rápidas mudanças do setor.
As vantagens de ter um especialista em cibersegurança na empresa, está ligada a uma proatividade em relação aos ciberataques.

Segundo Martinelli, o profissional especializado em cibersegurança ganhou muito mais destaque durante a pandemia. As empresas que estavam trabalhando em pesquisas ligadas ao coronavírus puderam adaptar o trabalho para agilizar a criação de uma vacina segura e eficaz contra os vírus que nos colocaram nessa situação.

Um paralelo à segurança corporativa se dá em um contexto um pouco mais simples, pois mesmo os ataques de ransomware que estão assustando algumas empresas, usam técnicas conhecidas e que já existem maneiras de preveni-las. Porém, as que possuem profissionais especializados à disposição, possuem uma vantagem.

Portanto, essa é uma área promissora, que tende a crescer cada vez mais, valorizando os profissionais que já atuam na área e abrindo portas para quem tem vontade de atuar com cibersegurança.

Cadastre-se em nossa Newsletter e receba nossos últimos conteúdos associados a segurança digital e tecnologia!

Fonte: Kaspersky.

This post is also available in: Português