Mãe e filha

Sites que ensinam as crianças a usarem a internet de maneira mais segura

Post disponível em / disponible en / available in: Português Español

Tempo de leitura: 5 minutos

Você se sente seguro em deixar seu filho navegar na internet?

A iniciação digital de crianças é uma das grandes preocupações dos pais nos dias atuais. Isso é justificado pela infinidade de conteúdos existente na internet e pela falta de conhecimento para identificar o que é nocivo para as crianças.

A internet é como uma grande metrópole, repleta de opções a serem desbravadas. Durante a busca por pontos turísticos, sem conhecer o melhor caminho, você estará sujeito a optar por rotas que colocam em risco sua integridade física.

Agora reflita sobre esta analogia. A metrópole é a internet e o grande desbravador é o seu filho. Ele está preparado para superar os desafios reservados pela internet? Ou melhor, você preparou seu filho para isso?

A boa notícia é que os pais contam com aliados neste sentido. Existem sites especializados em orientar crianças para o uso seguro da internet. Obviamente, estes sites não substituem as conversas e atenção diária por parte dos pais, mas a forma lúdica de ensinar, possui papel fundamental.

Continue lendo este blog post e conheça algumas destas ferramentas.

Seja incrível na internet

Existe um site do Google chamado seja incrível na internet. O site é inteiramente voltado a ajudar as crianças a se tornarem exploradores seguros e confiantes no mundo online.É possível aprender de forma divertida e lúdica, através de jogos e conteúdos. Uma sugestão para aqueles que pretendem explorar a plataforma é o jogo chamado Interland, uma aventura com quatro fases que ensinam lições de segurança digital na prática.

As fases são: Rio da realidade, montanha da consciência, torre do tesouro e o reino da bondade.

A fase Rio da realidade ensina as crianças a não caírem em armadilhas, ficando atentos as tentativas de phishing e golpes. Além de comunicar aos responsáveis sempre que perceberem atividades suspeitas na internet.

A montanha da consciência orienta a criança a ser cuidadosa com tudo que compartilhar, e levar em conta as pessoas com quem compartilha. Essa fase também reforça a importância de manter as informações confidenciais em segredo (como endereço de casa, local em que está, etc).

A torre do tesouro orienta as crianças a protegerem seus segredos e informações importantes, através da criação de senhas fortes.

O reino da bondade mostra que é legal ser gentil, usando mensagens positivas e fala sobre como bloquear e denunciar comportamentos negativos. Como é o caso do cyberbullying, muito presente na internet e que afeta número elevado de crianças.

Todos os recursos lúdicos de aprendizado, são firmados através do juramento do seja incrível na internet. O juramento inspira crianças a aplicarem as boas práticas repassadas durante a jornada de aprendizado.

Internet segura

 Além do “Seja incrível na internet”, há também um site chamado Internet Segura, voltado para crianças, adolescentes, pais e idosos.

O site conta com um guia sobre internet segura, com leituras fáceis e bem ilustradas, tratando sobre diversos assuntos. Este também oferece pequenos testes para verificar o nível de entendimento sobre os conteúdos acessados.

Há também diversos jogos educativos, como cruzadinhas, jogo dos sete erros, ligue os pontos, caça palavras, entre outros. Esses jogos fazem com que as crianças aprendam brincando, o que gera maior interesse e absorção do conhecimento.

Um ponto muito interessante do Internet segura é a fato de possuir área que concentra links para denuncia de ações promovidas na internet.

Boa parte das crianças tem receio de compartilhar situações adversas presenciadas ou sofridas na internet com seus pais. Por isso, encontrar um lugar seguro para buscar ajuda é muito importante.

É possível fazer uma denúncia dentro do site caso encontre algo ou alguém agindo de maneira que possa prejudicar ou ofender outras pessoas.

Referências para pais e educadores

Existem outros tantos sites que servem de referência para pais e educadores, alguns com caráter educativo e outros, informativo. Também é possível buscar fontes internacionais. O universo é amplo, mas selecionamos duas das principais fontes para compartilhar detalhes com você, Connect Safely e SaferNet.

Safernet

O Safernet é uma das principais fontes brasileiras de dados associados a crimes na web, segurança digital, comportamento online, privacidade, entre outros.

O site cria e dissemina campanhas para conscientização digital de pessoas, independentemente de faixa etária. Além disso, concentra indicadores sobre crimes virtuais e materiais educativos.

E o mais importante, o Safernet disponibiliza o Helpline, canal destinado ao esclarecimento de dúvidas sobre segurança na Internet e como prevenir riscos e violações, a exemplo de intimidação, humilhações (ciberbullying), troca e divulgação de mensagens íntimas não-autorizadas (sexting ou nudes), encontro forçado ou exposição forçada (sextorsão), uso excessivo de jogos na Internet e envolvimento com desafios perigosos.

Connect Safely

O site Connect Safely é uma das grandes referências internacionais para educação digital. Através do site é possível obter uma série de guias e aprofundar o entendimento acerca de aplicativos, redes sociais, entre outros. Acesse o guia rápido para pais e adolescente do Instagram clicando aqui.

Nos guias disponibilizados pela Connect Safely, pais e educadores podem acessar informações sobre:

  • Idade mínima para uso do aplicativo ou rede social;
  • Quais os riscos associados ao uso;
  • Como proteger a privacidade durante o uso de aplicativos;
  • Ferramentas para promover segurança e controle.

É realmente impressionante o número de aplicativos, sites e jogos avaliados pelo Connect Safely. Por isso, consiste em leitura obrigatória para pessoas interessadas em obter conhecimento para promover educação digital.

Neste blog post, apresentamos boas referências para que pais incentivem seus filhos ao uso seguro da internet.

Vale a pena conferir esses sites com seus filhos e ensiná-los de maneira prática e divertida.

Além disso, a OSTEC está sempre trazendo conteúdos educativos para informar e orientar nossos seguidores. Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de nossas publicações sobre educação digital.

Twitter e Instagram: @ostecsecurity. Facebook e Linkedin: OSTEC Business Security

Continue aprimorando seu conhecimento

Thais Souza
thais.souza@ostec.com.br
No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.