Geral 1min de Leitura - 05 de julho de 2022

Raspberry Robin, o worm de alto risco que infecta muitas redes Windows

raspberry robin malware

This post is also available in: Português

A Microsoft emitiu alertas privados sobre o Raspberry Robin, um worm de alto risco que está infectando centenas de redes corporativas do Windows.

O malware se espalha através de dispositivos USB infectados contendo um arquivo .LNK. Assim que um usuário clica nesse arquivo, o worm cria um processo msiexe.exe por meio de Prompt de Comando e inicia outro arquivo malicioso.

Em seguida, ele se comunica com servidores de comando e controle com uma URL curta. Se a conexão for bem-sucedida, ele baixa e instala várias outras DLLs maliciosas, que tentam se comunicar com os nós TOR.

O Raspberry Robin não é um malware novo. Ele foi detectado pela primeira vez por vários especialistas em segurança cibernética em 2021, e a Microsoft até viu evidências de que ele estava sendo usado em 2019.

Segundo o Bleeping Computer, a Microsoft agora está informando em particular os assinantes do Defender for Endpoint sobre os perigos representados pelo Raspberry Robin. E ainda diz que descobriu o worm em centenas de redes Windows em vários setores.

raspberry robin
Fluxo de infecção do verme Raspberry Robin. Fonte: Bleeping Computer.

Enquanto as máquinas infectadas estão se comunicando com a rede Tor, os agentes de ameaças por trás do Raspberry Robin ainda precisam aproveitar a exploração para obter acesso a informações confidenciais ou implantar ransomware.

Eles podem fazer isso facilmente, considerando que as cargas iniciais que baixaram podem ser usadas para contornar o Controle de Conta de Usuário (UAC) do Windows.

Ainda não se sabe qual grupo de ameaças está utilizando o Raspberry Robin e qual é seu objetivo final. Porém, dada a possibilidade de escalada dessa ameaça, bem como o fato de estar se espalhando rapidamente, a Microsoft a rotulou como uma campanha de alto risco por enquanto.

Fonte: Bleeping Computer.

This post is also available in: Português