Geral 4min de Leitura - 12 de abril de 2018

Firewall UTM: benefícios para analistas e gestores de tecnologia

Dois appliances OSTEC firewall utm, um sobre o outro.

This post is also available in: Português English Español

A rotina de analistas e gestores de tecnologia é composta por uma série de desafios operacionais e gerenciais. Alocar da melhor forma possível os recursos organizacionais e seu tempo útil é algo primordial para atender de forma plena as necessidades dos setores que compõem a empresa. Infraestrutura de rede, gestão de desktops, notebooks etc, softwares dos mais variados tipos e ativos focados na segurança da informação corporativa. Estes são apenas alguns exemplos de atividades que estão relacionadas ao dia a dia de um analista de tecnologia.

UTM

Para aumentar a eficiência no trabalho, estes profissionais, normalmente, optam pelo uso de soluções tecnológicas variadas. Uma dessas soluções é o Firewall UTM. Eles apresentam inúmeros benefícios para analistas, possibilitam a gestão unificada dos recursos de segurança, sob a perspectiva do perímetro organizacional, incluindo gestão de conteúdo, alta disponibilidade de links, acesso remoto seguro, portal cativo e outros itens altamente relevantes para garantir a segurança corporativa, sem onerar demasiadamente o time de tecnologia.

Este blog post tem o objetivo de listar as principais vantagens e benefícios que profissionais de tecnologia terão com o uso de um firewall UTM. Caso este conteúdo faça sentido para você, continue a leitura do material.

Tudo em uma só solução

A sigla UTM (Unified Threat Management), representa a essência das soluções de firewall UTM, que é o gerenciamento unificado de ameaças. É um produto que agrega diversos recursos que possibilitam gestão completa da segurança corporativa, em um único ativo, trazendo facilidade para analistas e gestores de tecnologia. Módulos de Firewall, Proxy web, VPN, Alta disponibilidade (Failover), IDS, QoS, Portal cativo, relatórios e log são alguns exemplos de recursos encontrados nestas soluções.

Estes recursos reunidos permitem que analistas criem estruturas que minimizem a possibilidade de ocorrência de sinistros associados a perda ou vazamento de informações (sequestro de dados), indisponibilidade do recurso de internet e visibilidade sobre a estrutura de rede/segurança da empresa, facilitando a identificação de gaps de produtividade, segurança e disponibilidade.

Visibilidade sobre a estrutura de rede

Visibilidade é um fator importantíssimo para analistas de TI. Este item torna-se muito relevante, pois possibilita a identificação de inconformidades, subsidiando ações corretivas, para garantir ambientes cada vez mais controlados e aderentes às necessidades dos colaboradores

Soluções de Firewall UTM, em sua maioria, possuem uma grande variedade de relatórios e logs de navegação. Isso proporciona muitos benefícios, como visão sobre os acessos dos usuários – incluindo: sites mais acessados, tempo de permanência – sobre a estrutura de rede, uso de links, disponibilidade da internet, enfim, sobre todos os módulos de segurança presentes no UTM.

A análise do uso da internet, com foco na identificação de gaps de produtividade se torna tarefa simples com soluções de firewall UTM. Através do módulo de proxy web e categorização de conteúdo é possível ter um panorama sobre os sites mais acessados e tempo de permanência nos mesmos. Com estes dados em mãos, analistas poderão criar regras com o objetivo de conter excesso dos colaboradores, garantindo manutenção da produtividade em horário laboral (comercial).

Soluções de firewall UTM também permitem que analistas identifiquem rapidamente problemas em equipamentos, por exemplo, um desktop consumindo excessivamente recurso de internet, e tomem uma ação em tempo real, impedindo que este acesso cause lentidão na estrutura e impacte negativamente em outros setores da empresa.

Além do exemplo citado, existem outras situações que podem ser rapidamente identificadas e corrigidas, tais como identificação de tentativas de intrusão, ataques com origem reconhecida, entre outros.

Soluções de UTM, normalmente, oferecem uma grande quantidade de dados e informações, estruturados em dashboards para facilitar a identificação de eventos Todos estes itens garantem o pilar essencial de segurança da informação: produtividade das equipes, disponibilidade da internet e, acima de tudo, a segurança do ambiente. E, para isso, visibilidade é um aspecto vital.

Identificação ágil de problemas no recurso de internet

Boa parte das empresas possuem seus negócios dependentes da internet. Portanto, o funcionamento eficiente e ininterrupto do recurso é essencial. Analistas e gestores de TI são peças fundamentais neste processo, para que a experiência frente ao uso da internet na empresa seja mantida em níveis adequados.

Soluções de firewall UTM possuem recursos focados na alta disponibilidade dos links de internet. Características do link, tal como seu status, latência e perda de pacotes, são parâmetros importantes para a boa gestão do recurso. Para empresas que possuem mais de um circuito de internet, o conceito de failover poderá ser aplicado, possibilitando a alteração automática dos links, em caso de indisponibilidade, ou latência acima dos parâmetros estabelecidos. Com este recurso, a administração dos links de internet torna-se uma tarefa simples.

O recurso de gestão automática de múltiplos links, presente em soluções de firewall UTM, descomplica as atividades manuais executadas por analistas de TI, que seriam necessárias caso a internet apresente indisponibilidade, ou um dos links seja comprometido, por exemplo. Vale ressaltar que indisponibilidades ou latências, podem gerar notificações, para que analistas tenham conhecimento rapidamente acerca de problemas associados ao link de internet.

Desta forma, todo o processo fica automatizado, sem a necessidade da avaliação constante dos profissionais. Também possibilitam uma vasta gama de notificações e alertas, dando segurança para os analistas sobre o funcionamento eficiente da internet.

Definição de política de uso da internet

Com as inúmeras ameaças que existem na internet, analistas e gestores de TI precisam desenvolver diretrizes, formalizando orientações básicas para o uso do recurso em ambiente corporativo. O principal objetivo das diretrizes é estabelecer os acessos permitidos ou restritos, de acordo com a política padrão, definida pela empresa (Permissiva/Restritiva).

A definição das diretrizes serve de base para a construção das regras na solução de firewall UTM, garantindo aderência do que foi descrito ao dia a dia na organização. O uso de soluções de UTM são mandatórias para que analistas executem de forma plena as orientações contidas nas diretrizes para o uso da internet.

Acesso remoto seguro

O Home Office é cada vez mais comum hoje em dia. Independentemente de onde estejam atuando, as empresas buscam por colaboradores qualificados e capazes de realizar suas funções de maneira produtiva e segura – dentro e fora da empresa.

Mas para que isso seja possível, é necessário proporcionar acesso seguro à rede corporativa da empresa. De maneira geral, analistas de tecnologia precisam fazer uso de soluções de VPN, para garantir que o acesso remoto seja feito de maneira eficaz e segura, sem correr o risco de comprometimento dos dados da empresa.

UTM

Caso você seja um profissional de tecnologia, que busca por referências para auxiliar na escolha da melhor solução de firewall UTM, para facilitar o seu dia a dia na empresa acesse o e-book “10 dicas para aquisição Firewall”. O material certamente ajudará você a definir a solução mais adequada.

This post is also available in: Português English Español